terça-feira, 5 de março de 2013


PNL - Os ovos misteriosos

No contexto do Plano Nacional de Leitura e em articulação com todas as disciplinas e em particular com a área de Educação para a Cidadania sob o tema da “Educação para os Valores/Educação Emocional”, exploramos  a história “Os ovos misteriosos” de Luísa Soares.
Alguns já a conheciam, outros deixaram-se encantar com a história desta galinha que tinha uma família tão diferente...
Depois de ouvirem a história, foi com entusiasmo que todos ilustraram a parte que preferiram. Mais tarde, desenvolveram-se diferentes atividades para explorar o tema da diversidade.
Dividiu-se a história em partes e, em pequenos grupos, dramatizaram-se essas mesmas partes e cada aluno ilustrou a sua  preferida.  
Depois, conversou-se sobre a diversidade no seio desta família e as formas de aceitação das diferenças.
Falou-se sobre instrumentos importantes para gerir a diversidade, como: a partilha, a solidariedade e a cooperação ou a capacidade de «ver o mundo com outros olhos...» ou deixar de olhar para as nossas maneiras de ser como únicas no mundo... E falou-se também sobre as estratégias para a resolução de conflitos (dentro e fora da sala de aula).
Esta conversa foi pautada por questões como:
ü  Por que é que a galinha fez uma viagem?
ü  O que aconteceu na viagem da galinha?
ü  De cada ovo nasceu um animal diferente. Para além destes, que tipos de animais conheces?
ü  O que tem esta família de especial?
ü  Pensando na história que acabaste de ler, o que é «dar um pouco de si mesmo»?
ü  O que é ajudar-se uns aos outros? (Procura exemplos na história).
ü  Pensando no dia-a-dia da tua escola, encontras algumas destas situações? Queres contar?
ü  Ver o mundo com outros olhos é…  
ü  Houve algum problema nesta história? Qual e como se resolveu?  
ü  (…)
Esta discussão foi muito importante para que todos guardem esta história no coração como uma boa recordação... da noção de partilha, igualdade e tolerância.

Aqui fica a história para recordar